domingo, março 19, 2006

Dia do Pai

Entre o passado ...

Pai, hoje é o teu dia, agora o nosso dia. Sei que de nada serve o que escreva, pois nunca o irás ler. São apenas palavras mudas como tantas que nunca trocámos, como se tivesse faltado o tempo ou ocasião, neste caminho, onde lado a lado, demos passos paralelos que nunca se cruzaram.
Na verdade tudo o que nos unia, impunha-nos igualmente a distância entre nós , como os carris de uma via que conduz a uma estação de onde todos já partiram.
Não te lembro para te julgar na exigência do que nunca me pudeste dar, nem me sentei na soleira da porta à espera de receber o que não te deram.
Lembro-te sim, no sentir a falta que há muito se fez conhecida, que a condição de filho, indiferente às sortes, foi reclamando ainda na tua presença.
Lembro-te como sempre me lembrei. Recordo-te porque nunca me esqueci.

... e o futuro

Filho, hoje é o meu dia, que um dia será o teu também. Sei que poderá ser importante o que escreva, pois talvez um dia o venhas a ler. São mais do que palavras, são ideias e sentimentos que nos envolvem em cada momento que sentimos, num egoismo que remete longe o que antes fora importante. Tempo, espaço e presença fundem-se numa corrente de vida que se lança indiferente às horas ou momentos, numa descoberta constante de menino.
O teu sorriso lembra-me o mundo que te quero dar, e que os teus braços alcançam no calor do mais sentido abraço, que o tempo não ousa apagar.
Lembras-me em cada passo que dás. Recordas-me hoje para que nunca me esqueça.
Obrigado. Amo-te meu filho.

5 comentários:

Maria Azenha disse...

Também conheci a caligrafia da palavra Pai.
Sentei-me ao seu colo.
Ainda, sem saber escrever ou ler, ouvia tudo.
Hoje deixo crescer a saudade...

... coloco a cadeira pequena a meu lado, onde ,por vezes, me sentava para o ensinar(julgava eu...) e tiro o cabelo dos olhos para o ver melhor...


Gostei de olhar na palma da minha mão o que escreveu "entre o passado e o futuro".

P.P.


***maat

Memória transparente disse...

Entre o passado e o futuro, está o Pai presente... A saudade essa é de Luz...

Gostei do seu texto.

Beijinhos.

Maria Carvalho disse...

Fiquei sem palavras na beleza das tuas. Beijos, Rui. Muitos.

Aprendiz de Viajante disse...

que lindo...

Maria Carvalho disse...

Obrigada, mais uma vez, pelas palavras que me deixaste nas minhas romãs. Beijos, bom fim de semana.