sexta-feira, agosto 11, 2006

O Bonsai

Bonsai significa árvore cultivada em um vaso em forma de bandeja, e o seu cultivo sempre me fascinou, a ponto de me ter iniciado nessa arte, mais por desejo que por vocação ou conhecimento. Aprendi nesta arte que por vezes, em mil cuidados, sufocamos os que mais amamos, atribuindo ao que nos rodeia, as culpas que não vemos em nós próprios e só o descobrimos quando o instinto de sobrevivência e a teimosia nos faz perder quem mais desejamos conservar.

Escolhi a minha pequena árvore, que o destino nos cruzou em caminho, num espaço comercial. Foi quase amor à primeira vista e logo me apercebi que aquela me seria diferente das demais.
Cuidei que o seu lugar fosse o melhor, não lhe faltando, nem cuidados nem luz nem as atenções que se redobravam a cada instante no conter da forma que lhe destinara à revelia daquela, que de outro modo, seria naturalmente a sua.
Controlava a cada instante cada um dos pequenos ramos, quais rendilhados do mais puro verde, dizendo-lhe onde e quando crescer, o que a obrigava com a persistência obstinada a que a arte ensina.
A minha pequena árvore ia crescendo, qual paixão a dois, alimentada nela pelos cuidados e ternura que lhe entregava diariamente, e em mim, pela beleza de a ver crescer num espreguiçar verdejante que só eu controlava. Ela crescia para mim e eu deleitava o meu olhar naqueles ramos que ansiavam o mais ténue abraço.
Achava-me dono duma natureza que na verdade nunca poderia ser minha.

Contudo e apesar dos cuidados a que poucos se acometeriam, a minha pequena árvore viria brevemente a acusar um cansaço que eu não entendia, apenas denunciado pelo estiolar daquelas preciosas folhas que teimavam em tomar a cor dourada para em seguida tombarem num abandono, que me constrangia, como se quisessem tomar outro rumo em direcção à liberdade.
A situação ia ganhando intensidade, tal quanto o meu desespero enquanto redobrava os cuidados, qual ciúme que me tomava no arremesso contra a luz que achara ser a melhor, contra a água que acreditara ser a que bastara ou até contra a temperatura que pensava ser a mais adequada.
Embora não encontrasse respostas para as perguntas que entendia estarem apesar de tudo, respondidas, havia ainda uma que não ousara colocar, ou porque não pensasse nela, ou porque não quisesse pensar, condenando no julgamento apressado tudo e todos que não eu, que amava com devoção aquela pequena árvore, que amigos e vizinhos cobiçavam de tão verdejante que estivera, qual ser pequeno, belo mas indefeso que tomara à minha mercê nos melhores cuidados do mundo. Não, a culpa nunca seria minha, que a amava e era de mim que ela precisava mais do que tudo.

Em desespero de causa e no limite que nos coloca a teimosia, decidi ouvir de quem entende, o que fazer numa situação que as já escassas folhas afirmavam como quase perdida. Em boa hora, o olhar mais atento do jardineiro, me fizera ver o que o meu coração escondera no abrigo dos sentimentos.
Assim, no melhor dos cuidados, ignorara que o problema da minha pequena árvore não estava nem na luz, nem na água nem na cobiça alheia, mas apenas na capacidade de respirar e de crescer e de ser ela mesma, que eu lhe roubara no cuidar constante num egoísmo devoto, que a sufocava e impedia de ser o que ela era, ... uma pequena árvore, que, como qualquer pessoa, precisava de espaço, de receber a luz do sol e da lua, de sentir o vento no jardim e lavar-se nas águas das chuvas, para que as folhas despontassem, enfeitadas pelas gotas de orvalho, quais pequenas pérolas de felicidade.

Receando já o tardio do arrependimento, coloquei assim, a minha pequena árvore no jardim, onde ela retomou a vida que tivera, e a meias escolhemos o espaço onde os ramos se estendiam para darmos as mãos numa paixão que se manteve desde então, qual rainha do meu jardim.

16 comentários:

Maria Carvalho disse...

As árvores são como as pessoas...têm que ter espaço. BOnito texto. Beijos, bom fim de semana.

o alquimista disse...

Olá amigo, só alguém com uma grande alma trata assim as arvores...

Abraço

Luna disse...

Que lindo, fiquei maravilhada,sem duvida que o verdadeiro amor esta em renunciar aos nossos egoismos para fazer a felicidade de quem amamos, só que não é facil, mas se o fizes-te és uma alma nobre
beijinhos

Luna disse...

lindo texto

Anónimo disse...

olá, como estás?.........bem tu estás apaixonado essa é que é essa, mais importante que tudo é esse amor é lindo deixa-o ser abraçado pelo sol, beijado pela lua e fecundado pelo orvalho, ele crescerá e será lindo. tu mereces meu amigo. taf

Ana Luar disse...

As tuas palavras duras
Em voz de veludo...

Tudo o que li é de uma grande exatidão. Pena é que a maior parte do que escreves é tecnicamente invisível... Seja por opção ou apenas pk custa ver. O bom é que a verdade em forma de liberdade chega a nós como um sentido secreto das coisas. Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição do espaço que fica entre o sufoco e a liberdade.
Este teu texto fez-me lembrar uma frase feita já conhecida de todos:
Se amas, deixa livre essa pessoa... se voltar é pk te ama... se não voltar é pk nunca te amou.
Que o amor na tua vida tenha sempre o valor do respeito pela liberdade. Mereces tudo o que existe de bom... e bom é o Amor e a Liberdade.

Cristina disse...

pois é, a qualidade do cuidado não é proporcional a quantidade...nem com eles (bonsais) nem connosco, sufoca :)

beijinhos, tem uma óptima semana

Anónimo disse...

Que estás apaixonado é mais que patente. Fico na dúvida se este texto perfeito é uma mensagem, ou apenas uma constatação?

Woman disse...

A minha era cuidada a quatro mãos que se amavam, e não sobreviveu à ausência de duas das mãos que ajudavam a cuidá-la. Tentei e nada, simplesmente perdi-a...

della-porther disse...

tenho um bonsai que me acompanha há tempos...amo essas arvoreszinhas...lindo..
beijos
dellla

Rosario Andrade disse...

Bom dia Rui!
Excelente texto, denso de significados! Eu também sou animista, tendo a ver uma alma em tudo e a respeitá-la.
Bjico

Ana Luar disse...

Parabéns a você nesta data querida lá lá lá lá lalalalalallala hoje é dia de festa cantam as vossas almas muitas felicidades uma salva de palmas.... PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
E para o Rui não vai nada nada nada? - TUDO!

beijos com um dia de atraso mas ontem não tive acesso à net.

o alquimista disse...

Passei para te deixar um abraço amigo...

Anónimo disse...

parabéns pelo dia de todos os dias.
belo post.

P.P.
***maat

Vida disse...

Excelente texto, duma forma simples verificamos que o amor tem de estar ao lado do respeito pelo espaço e privacidade do próximo. Adorei o exemplo.

Beijinhos com carinho.

Marco Magalhães disse...

Excelente texto, o lado Bonsai da vida.