sábado, dezembro 31, 2005

2005 através da blogosfera

Não queria fechar este capítulo anual sem primeiro fazer o balanço de 2005 neste espaço etéreo em que nos encontramos, qual 5ª dimensão de sentimentos que se embrenham à velocidade do pensamento.
Tudo começou numa incursão quase a medo, acabando numa cavalgada quase desenfreada.
Assim, resolvi destinar alguns destes résteos minutos do ano cessante para os dedicar aos espaços que durante este ano, romperam com a minha relutância à escrita e à criação de algo de novo, quais agentes de conversão a um qualquer credo adormecido.

Cobre & Canela:
Este foi de facto o espaço de onde emergiu quase que involuntariamente o Sombra do Deserto. Visitei-o sob sugestão da Sandra, autora exímia numa arte, onde sendo mestre, se toma como aprendiz. Dificilmente se encontra neste espaço, algo que não esteja escrito com um sentimento forte, algo que não nos surpreenda.
Em suma: Tenho orgulho do trabalho que a Sandra fez.

Riso Cor de Tejo:
Embora o tenha descoberto por contágio, através do Cobre & Canela, este espaço, tornou-se uma visita habitual e constante. Adora-se tudo ou quase tudo o que ali se encontra e confesso-me admirador devoto. Num só recanto, encontramos inteligência, arte, sensibilidade e sentido a tudo o que as palavras permitem.
Em suma: Tenho uma admiração imensa pela Risoleta.

Arde o Azul:
Reconheço que este, foi um dos encontros mais surpreendentes que tive, e que ainda estou em fase de digerir. A empatia de gostos e de afectos, electriza-me a cada encontro, que na frequência, faz parte de uma peregrinação diária, em crescendo exponencial de admiração.
Em suma: Adoro este blog.

As Romãs de Paula:
É no mínimo impressionante, a capacidade e a fertilidade na criatividade poética que se encontra neste espaço, que encontros me fizeram descobrir. Dificilmente tão poucas palavras são misturadas com tantos sentimentos que nos impressionam e deliciam, transportando-nos num carrocel de imagens.
Em suma: A Paula escreve como um vulcão em plena actividade.

Estes foram este ano, os meus espaços de eleição que numa atenção quase religiosa, também me mantiveram neste meu espaço ao longo deste tempo, além de outros afectos, não menos importantes de outros leitores, a quem presto igual atenção.
A todos vós eu marco encontro para 2006, arrogando-me o desejo sincero de vos reencontrar.
Obrigado.

Em resposta à questão que alguns já me colocaram sobre o encontro da irmandade blogueira, acho uma excelente iniciativa, que apoio convictamente. Contudo não estarei presente, remetendo-me teimosamente à sombra anónima de um deserto qualquer.

8 comentários:

Maria Carvalho disse...

Olha Rui, é assim: depois das tuas palavras nas minhas romãs, deixaste-me a chorar, ao ler aqui a referência ao meu blog e ao vulcão em actividade ( por enquanto...). Fico-te grata, sem muito mais a dizer, a não ser que tive o enorme privilégio de te ter conhecido nos anos da querida Sandra e que tenho pena que não vás ao jantar no dia 28. Não posso dizer mais nada. Sinceramente, este ano, tive surpresas lindas e esta, tua, foi uma delas, para o terminar em beleza!! Obrigada, Rui. Do fundo do meu coração. Muitos beijos, tudo de bom para ti e para a tua família que tanto amas.

Heloisa B.P disse...

*RUI*,
Agradeco, Sua Simpatica visita a um de meus blogues!
despertou-me a atencao o conteudo de Sua mensagem (com economia de palavras, DISSE MUITO!Particularmente, no que se refere ao POEMA la' "postado"!
_Vim AGRADECER, mas, na certa, vou VOLTAR, porque logo numa primeira instancia, me atraiu a Sua apresentacao, que, tomei a liberdade de "copiar" e DEIXAR AQUI:

"Ninguém em especial, apenas uma sombra no deserto. Gosto dos outros, procurando neles sempre algo de novo e de positivo."
***************************
Novamente, esta "Economia de PALAVRAS", me diz que sera', sim, *ALGUEM ESPECIAL* que, irei procurar conhecer melhor!

_Quanto aos DESTAQUES* que AQUI DEIXA; *UM DOS ESPACOS*, conheco perfeitamente (Gracas aos Ceus!)e, consequentemente, SUA AUTORA:*MARIA AZENHA*! e, sobre ELA*, dispensam-se aqui as minhas palavras, porque as SUAS sao suficientes: diz em meia duzia de frases o que eu nao diria em cem! E, ARDE O AZUL8, basta ir LA' e...perdemo-nos encontrando-NOS, naquele MAR IMENSO DE AZUIS, TALENTO E CRIATIVIDADE!........
*OS OUTROS ESPACOS*, nao conheco, mas, irei conhecer EM BREVE!
_Perdoe, ter-me alongado!
Que 2006, seja para SI* e Sua FAMILIA, aquilo que dejaria que ELE FOSSE!!!!!
Cordiais saudacoes!
Heloisa.
**************
_VOTOS DE *FELIZ ANO* para *TODOS* QUE O VISITAM AQUI*!!!
***************************

Anónimo disse...

Um excelente 2006! Beijinhos.

Maria Azenha disse...

...fim de 2005

Não podia passar em branco.Grata pelo que disse a respeito do "arde o azul".
Fiquei como que "estatelada" no chão, que não é normalmente o sítio onde ando.
Ando mais num "deserto" especial ,que também é o céu, às vezes... "o que está em cima" é como "o que está em baixo".
(...)
Apenas sei que sou um heterónimo de (D)EUS!
E isto ,não sei se é saber muito se é ignorar Tudo!
(...)
Deixo-lhe um bocado do meu"Deserto"
nesta passagem para 2006.

(Mas ...também não quero sair dele nem que me ofereçam do Ouro mais valioso do mundo!
Enfim...gostos bizarros,os meus.)


***
maat

Maria Azenha disse...

que branco tão branco.tão lindo.
tão branco.
o espaço é límpido para voar.




bom gosto.


***

Jorge Moreira disse...

Excelente escolha.
Parabéns também pelo teu espaço,
Grande Abraço

SDF disse...

De ti, meu "Sheikh", só tenho uma coisa a dizer: O que vês em nós - ou pelo menos em mim - é apenas o teu reflexo!

E mais não digo por palavras, digo-to num abraço, pode ser?

SDF disse...

Afinal digo:

Se eu, a Paula e Risoleta prometermos fazer uma dança do ventre em honra do teu passado distante, vens ao jantar? ;-)