sábado, janeiro 21, 2006

Passe ou impasse político ?

Amanhã é dia de eleições presidenciais. Durante estes dias tivémos a oportunidade de assistir ao desfile de candidatos, em postura mais ou menos solidária, qual enlutados num funeral da vaidade, certos no amanhã, do mesmo milagre que ressuscitou Lázaro, para voltarem à cimeira dos castelos e palácios, ciosos da distância que preferem manter no dia a dia, dos que os alimentam e servem, em vez de serem servidos.
Foram beijos nas faces crispadas de peles sem hidratantes, foram apertos de mão e abraços a corpos vergados pela vida dura, com os membros doridos pelo esforço constante da subsistência.
Foram risos e cantares, ao som de flautas mágicas, onde em magotes se procuravam alucinar numa caminhada para a terra dos sonhos, meio embriagados nos almoços e jantares que chegaram aos corpos, cada vez mais distantes das almas.
Mas passado o desfile dos candidatos, faça-se o balanço das dúvidas e das certezas:

  • Que irá mudar com o novo presidente, qualquer que ele seja ?
  • O que realmente diferencia os candidatos ?
  • O que realmente cada um dos candidatos pretende / pretenderia fazer ?
  • O que levou os financiadores a custear as respectivas campanhas ?

À parte do doce direito que a liberdade e a democracia preserva para os eleitores para escolherem, não encontrei respostas claras para as perguntas que deveriam orientar o voto.

Na incerteza quase certa, será que continuarei a ver a Justiça indexada ao porte financeiro, a administração das empresas públicas no rol de jogos políticos, a Saúde em distrações irresponsáveis e a Educação em exercícios de gente inculta e pouco interessada no futuro deste país ?

Tudo isto sancionado em magistraturas do faz de conta, dos favores e da irresponsabilidade das influências mornas do caldo político onde todos se saciam e alimentam ?

3 comentários:

Maria Azenha disse...

EM HOMENAGEM ÀS MOSCAS POLÍTICAS


Só me permito a ironia.
Não sei se vão atrás das ideias , se as ideias vão atrás delas...
...em excertos,é claro,e em demo-cracia, para não maçar...diria.

Maria Carvalho disse...

Não sei se mudará alguma coisa, para melhor! Sempre ouvi dizer que as 'moscas mudam, mas a merda é a mesma', um dos ditados que se tem provado ser verdade! Beijinhos, acho que escreves muito bem.

Memória transparente disse...

Não perco tempo com este apregoar. Diria, passe in passe.
Beijinhos.